Departamento de Medicina Geral e Familiar
Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 130
1150 Lisboa

(+351) 218 803 088
mgf@fcm.unl.pt
investigação

Linhas de investigação

A nossa equipa encontra-se a trabalhar em duas linhas de investigação distintas: investigação qualitativa na interrelação entre doença e dolência (com especial enfoque na comorbilidade), tanto no indivíduo como na sua família; investigação quantitativa na efectividade, segurança e equidade no acesso a intervenções efectuadas em contexto de cuidados de saúde primários.


Investigação qualitativa

Perturbações multisomatoformes em medicina familiar: para estudar a prevalência, nos cuidados primários, de sintomas físicos sem explicação médica, das representações que doentes têm sobre os seus sintomas e das suas percepções sobre os cuidados de saúde, uma sequência de três estudos está em curso: um estudo transversal para esclarecer a prevalência de sintomas, um estudo onde uma coorte de doentes com sintomas sem explicação médica vai ser acompanhada durante seis meses de forma a avaliar a acuidade diagnóstica e o prognóstico dos sintomas; finalmente, será realizada uma análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas de doentes com sintomas sem explicação médica visando explorar as percepções e representações dos doentes.

Doença crónica e dinâmica familiar: para analisar os efeitos da doença crónica na dinâmica familiar, identificar os factores condicionantes da adaptação psicossocial da família à doença, identificar estratégias de adaptação da família a um doente crónico, será efecutada análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas a doentes crónicos e suas famílias. Adicionalmente, será efectuada análise qualitativa de grupos de foco constituídos por médicos de família, para delinear intervenções do médico que limitem os efeitos da doença crónica abordar a interrelação entre doença crónica, estrutura familiar e mecanismos de adaptação.

Necessidade educativas de profissionais que trabalham em cuidados continuados (projecto encomendado e financiado pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP): este projecto está a ser desenvolvido para identificar competências chave dos profissionais de saúde necessárias para a criação de uma rede de cuidados continuados em Portugal. Vai ser utilizada análise qualitativa dos contributos em grupos de foco para o desenvolvimento de um questionário que será posteriormente utilizado para identificar as prioridades formativas para estes profissionais de saúde.

Normas de orientação clínica (projecto encomendado e financiado pela Direcção Geral de Saúde, colaboração do departamento de farmacologia e do departamento de MGF): para disponibilizar orientações clínicas aos médicos de família portugueses encontra-se a decorrer um projecto em duas fases. Na primeira, recomendações clínicas produzidas pela Faculdade de Medicina de Harvard, a American Thoracic Society e o National Institutes on Clinical Excelence (AINE e inibidores COX-2, inibidores da secreção gastrica, antiagregantes, pneumonia adquirida na comunidade) irão ser traduzidas. Posteriormente, estas traduções serão sujeitas a validação cultural usando grupos de foco com médicos de família portugueses.


Investigação quantitativa 

Aumento da actividade física em idosos: prescrição de marcha nos cuidados primários (colaboração entre o ISPA e o DMGF, financiado pela FCT - PTDC/SAU-SAP/110799/2009): O objectivo do estudo é testar a efectividade de uma intervenção motivacional para promover adesão a marcha prescrita a idosos, nos cuidados de saúde primários, utilizando pedómetros como medida objectiva e estratégia motivacional.

Efectividade e impacto económico das normas da Direcção-Geral de Saúde na utilização de anti-hipertensores e anti-diabéticos orais (submetido ao concurso de projectos de investigação em cuidados de saúde primários 2011): para avaliar a efectividade das normas da DGS sobre prescrição de diuréticos e metformina e calcular a variação de custos em comparticipações de anti-hipertensores e anti-diabéticos orais antes e depois da publicação das normas, será conduzido um estudo transversal baseado no registo de prescrição nacional.

Pharmacoepidemiological Academic Detailing for Portuguese Family Physicians (colaboração entre os departamentos de farmacologia, medicina familiar e educação médica, financiado pela FCT – PTDC/SAU-EPI/110998/2009 - e pelo CEDOC): para avaliar a efectividadade de uma intervenção de academic detailing será efectuado um ensaio clínico em unidades de cuidados primários nos arredores de Lisboa.

QUALICOPC - Quality and Costs of Primary Care in Europe (Projecto europeu liderado pelo NIVEL - Netherlands Institute for Health Services Research, financiado pela Comissão Europeia): para avaliar os sistemas de cuidados de saúde primários na Europa utilizando critérios de qualidade, equidade e custos, está em curso um tabalho multinacional envolvendo os 27 estados da União Europeia, a Islândia, a Suiça, a Noruega e a Turquia. Será aplicado um inquérito a uma amostra representativa de médicos de família e clínicos gerais com funções assistenciais. Serão aplicados ainda questionários referentes às experiências e valores de uma amostra de conviniências dos utentes desses médicos de família.

Efectividade do aconselhamento breve em cessação tabágica (submetido ao concurso de projectos de investigação em cuidados de saúde primários 2011): será realizado um ensaio clínico aleatorizado aberto, no qual se comparará o aconselhamento médico antitabágico breve e oportunista na consulta de medicina geral e familiar com a prática habitual, para avaliar diferenças nas taxas de cessação tabágica e / ou mudança de estádio comportamental de acordo com o modelo de Proschascka e Diclement.



Estatística de visitantes