Departamento de Medicina Geral e Familiar
Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 130
1150 Lisboa

(+351) 218 803 088
mgf@fcm.unl.pt
medicina geral e familiar

Bem vindo à página do Departamento de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Aqui encontrará informações sobre o departamento, informações e conteúdos dirigidos aos alunos sobre as Unidades Curriculares da responsabilidade do Departamento no 1º, 2º, 5º e 6º anos, informação e documentação dirigida aos tutores, e diversa informação sobre as actividades desenvolvida pelo  Departamento.


(+) Breve historial

Em Portugal decorreram já mais de trinta anos sobre a identificação da Medicina Geral e Familiar (MGF), designação oficial assumida pela Ordem dos Médicos em 1997, como uma área particular do exercício médico, com conteúdos próprios que a promoveram à situação de especialidade com uma estruturação própria em termos de carreira médica.

A disciplina de “Clínica Geral” passou a integrar o Plano de Estudos do curso médico da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa divulgado em 1999 (despacho n° 16 156/99 – 2ª série do Ex.mo Sr. Reitor da Universidade Nova de Lisboa), nele se prevê que o ensino da Medicina Geral e Familiar seja uma das áreas médico-cirúrgicas, a integrar o estágio pré-licenciatura do 6° ano da licenciatura em Medicina.

No ano lectivo 2005-2006 o ensino da MGF estendeu-se também ao 5° ano com a alteração à organização e conteúdo do Plano de Estudos do curso de Medicina (Despacho nº 25 063/2004 – 2ª série - Proposta do Conselho Científico da FCM - UNL, aprovada na reunião da secção permanente do Senado de 23 de Setembro de 2004). Deste modo no 5º ano a disciplina assume a designação de Medicina Geral e Familiar - Ensino por Blocos e no 6º ano Medicina Geral e Familiar - Estágio.

No ano lectivo de 2011-2012 o ensino da MGF iniciar-se no 1º ano do MIM, sob a forma de uma Unidade Opcional a ser ministrada no 2º semestre. Esta Unidade Opcional tem a designação de "Saúde a Doença nas Famílias."

O ensino da disciplina no segundo ciclo do Mestrado Integrado em Medicina, 5 e 6º ano, decorre sob a responsabilidade do Departamento Universitário de Medicina Geral e Familiar, em Centros de Saúde (CS) adstritos à Faculdade por protocolos celebrados com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), regendo-se pelo estipulado nas normas regulamentares do Mestrado Integrado em Medicina, conforme Despacho nº 11681/2009 publicado no DR, 2ª série, de 14 de Maio de 2009.

O Departamento tem actualmente 4 docentes em processo de doutoramento e 1 a concluir o Mestrado em Investigação Clínica e tem em curso vários projectos de investigação.

(+) O ensino da disciplina de Medicina Geral e Familiar

A disciplina e a especialidade de Medicina Geral e Familiar caracterizam-se pelo tipo de cuidados prestados pelos seus membros e pelos princípios que governam os seus actos. Destes aspectos emergem várias contribuições clínicas para o ensino da medicina pré-graduada. O médico de família:

  • compromete-se com a pessoa e não com um conjunto de conhecimentos, grupo de doenças ou técnica especial. O médico de família está disponível para qualquer problema de saúde de uma pessoa de qualquer dos sexos e de qualquer idade. O seu compromisso não tem um prazo definido
  • procura compreender o contexto da doença 
  • encara qualquer contacto com as pessoas como uma oportunidade para a prevenção e a educação em saúde. 
  • encara os seus doentes como uma população em risco
  • considera-se como parte de uma rede comunitária de centros de apoio e prestação de cuidados de saúde
  • vê os doentes no consultório , no seu domicílio e no hospital
  • atribui importância aos aspectos subjectivos da medicina
  • é um gestor de recursos

Orientações e formação contínua